sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Geografia Tradicional X Geografia Crítica


QUADRO COMPARATIVO ENTRE A GEOGRAFIA TRADICIONAL E GEOGRAFIA RENOVADA.

Geografia Tradicional
Geografia Renovada


Aula

Supervalorização da memorização e decoreba
Valorização do conhecimento prévio do aluno contextualizando os conteúdos em escala local para o global.

Postura do Professor

Autoritária
Humanista, tendo o professor como mediador do conhecimento.
Concepção de Geografia que o professor utiliza
Metodologias ultrapassadas positivistas e clássicas.
Inovadora, fazendo sempre análise crítica do espaço em que ele está inserido.


Recursos Didáticos

Quadro negro, livros didáticos, leitura de texto.
Jogos, brincadeiras, maquetes, análise de figuras, aulas de campo, músicas, filmes e atividades lúdicas.



COMO DE SER A AULA DE GEOGRAFIA
COMO DEVE SER A AULA
A aula deve abordar os conteúdos geográficos contextualizando com a realidade do aluno, permitindo um aproveitamento prévio do conhecimento do aluno.
A POSTURA DO PROFESSOR
O professor deverá mesclar um pouco do ensino tradicional com o intuito de manter uma organização da classe, mas deverá utilizar ideias inovadoras para que o aluno sinta-se estimulado a absorver o conhecimento.
CONCEPÇAO UTILIZADA
Inovadora, valorizando atividade que estimulem o conhecimento prévio do aluno, para que desenvolva uma criticidade do espaço em que ele está inserido.
RECURSOS DIDÁTICOS
Jogos, brincadeiras, maquetes, análise de figuras, aulas de campo, músicas, filmes e atividades lúdicas.

Um comentário:

Unknown disse...

que vergonha de ter lido isso!!
como se a geografia renovada fosse a solução, a salva pátria. e nem é.