QUADRO COMPARATIVO ENTRE A GEOGRAFIA TRADICIONAL E GEOGRAFIA RENOVADA.
Geografia Tradicional
|
Geografia Renovada
| |
Aula
|
Supervalorização da memorização e decoreba
|
Valorização do conhecimento prévio do aluno contextualizando os conteúdos em escala local para o global.
|
Postura do Professor
|
Autoritária
|
Humanista, tendo o professor como mediador do conhecimento.
|
Concepção de Geografia que o professor utiliza
|
Metodologias ultrapassadas positivistas e clássicas.
|
Inovadora, fazendo sempre análise crítica do espaço em que ele está inserido.
|
Recursos Didáticos
|
Quadro negro, livros didáticos, leitura de texto.
|
Jogos, brincadeiras, maquetes, análise de figuras, aulas de campo, músicas, filmes e atividades lúdicas.
|
COMO DE SER A AULA DE GEOGRAFIA
COMO DEVE SER A AULA
A aula deve abordar os conteúdos geográficos contextualizando com a realidade do aluno, permitindo um aproveitamento prévio do conhecimento do aluno.
|
A POSTURA DO PROFESSOR
O professor deverá mesclar um pouco do ensino tradicional com o intuito de manter uma organização da classe, mas deverá utilizar ideias inovadoras para que o aluno sinta-se estimulado a absorver o conhecimento.
|
CONCEPÇAO UTILIZADA
Inovadora, valorizando atividade que estimulem o conhecimento prévio do aluno, para que desenvolva uma criticidade do espaço em que ele está inserido.
|
RECURSOS DIDÁTICOS
Jogos, brincadeiras, maquetes, análise de figuras, aulas de campo, músicas, filmes e atividades lúdicas.
|
Um comentário:
que vergonha de ter lido isso!!
como se a geografia renovada fosse a solução, a salva pátria. e nem é.
Postar um comentário